Are Baba... Chegou o fim!!!


Por Lord Ganesha, o fim tão esperado chegou! Para alguns, descontentamento, para outros, emocionante, mas sem dúvidas, Caminho das Índias vai deixar saudades. Aliás, como todas as histórias contadas por Gloria Perez... Sempre deixa sua marca! Mesmo depois de tamanha tragédia pessoal, essa autora guerreira ainda consegue criar personagens doces e cheios de bondade. Assim como, conseguiu retratar com muita transparência a maldade de um psicopata. Uma autora que sabe mesmo nos encantar com seus textos repletos de palavras serenas, leves, humanas... Às vezes, um tanto realista, outras vezes, um tanto sonhadora. Essa é Gloria Perez!

O elenco que, se reuniu ontem à noite na churrascaria Porção Rio’s,
chorou, se emocionou e celebrou mais um trabalho marcante e de grande sucesso... Mas um dever cumprido na caixinha de fábulas da grande máquina que é a TV Globo.

Histórias contadas com propriedade pela autora nos prenderam
durante sei lá... oito meses, talvez. Quem não vibrou mais uma vez com a interpretação de Tony Ramos? Eu costumava dizer que eu tinha certeza de que um dia chegaria na Índia e encontraria ‘Opash’, mas o ‘Opash’ Tony Ramos lá, de tão indiano que ele se tornou (rss). Atores e atrizes que deram show e digo que todo o elenco arrebentou. Nossa, o prazer que foi rever Chico Anysio na telinha... Só mesmo Gloria Perez pra nos presentear com esse ‘monstro sagrado’ da televisão, como diria o Faustão (rss). Difícil citar aqui todos os personagens e cenas marcantes, mas com certeza deixaram suas marcas na vida de cada telespectador... Bruno Gagliasso e Marjorie Estiano acharam o ‘tom’ perfeito que o casal precisava... E, individualmente, eles merecem muitos aplausos. Essa nova geração é a certeza de que a televisão não ficará órfã de talentos. Lima Duarte é um ‘mestre’, Tony Ramos um talento indiscutível, é unanimidade. Mas já temos aí uma turminha muito boa que veio pra ficar.

Somente após o ritual da mulher indiana que fica viúva, é que
compreendemos a tamanha amargura que a ‘Dadi’, personagem de Laura Cardoso, carregava. Que mulher indiana tem motivos de sorrir depois da morte de um marido? Tantas vezes, fiquei furiosa com tanta ingenuidade da personagem ‘Silvia’, aliás, eu nem acredito que uma pessoa como ela exista (rss). A Letícia Sabatella, na pele da psicopata Yvone achou o ‘tom’ certo da sua personagem... E viver um ano uma psicopata deve trazer de certa maneira um estresse emocional no seu cotidiano. Embora a autora assuma que o grande vilão da novela tenha sido o ‘Raul’, eu não consegui enxergar nenhum grande vilão nessa novela. A Yvone é uma psicopata, uma mulher doente, que jamais se arrepende da maldade, que já nasceu assim – como o pau torto que nunca se endireita. Sim... Raul era um homem instruído, mas que estava num momento de tédio e, lógico, não justificaria ele fazer com que seu próprio pai chorasse sua morte, por exemplo. De fato, a escolha do seu destino afetaria muitas vidas, inclusive a da sua própria filha. E se não fosse a Yvone ser uma vigarista ele, talvez, estivesse até hoje vivendo aquela vida sem se importar com o passado, com a vida que ele deixou... Mas daí ele ser considerado um vilão, já não concordo tanto... Pq o vilão é aquele que carrega a maldade durante todo tempo da novela, é aquele que não deixa as pessoas serem felizes e não foi o caso. Portanto, na minha opinião, não houve um grande vilão, mas entre Raul e a Yvone, ela foi a vilã mesmo... Pq independente da doença, ela era uma golpista que seduzia as pessoas, que não tinha o menor pudor, que roubou a própria mãe, ou todo estelionatário é um psicopata? Ou todo psicopata é um estelionatário? Não sei, mas não vejo mesmo o ‘Raul’ como o vilão, não.

As empregadas roubaram cenas, sem dúvida. ‘Norminha’ marcou
demais e mostrou que o mesmo vento que venta lá, também venta cá (rss). Os exageros de ‘Melissa’, personagem de Cristiane Torloni, e as eternas conversas com as suas células e seus inúmeros cremes. A doce ‘Camila’ que apesar de firangui estrangeira, era a mais correta na casa de Opash, casou-se virgem, foi fiel e amou até o fim seu marido e ainda trouxe dois filhos homens para a família (rss). Ai, não poderia esquecer jamais o casal nota 10 da novela: César e Ilana... Ai como eram divertidos os dois... Igual não tem... Pq eles não eram vilões, eles eram sem noção mesmo, é diferente. Hahahha. Humberto Martins deu show como o empresário ‘Ramiro’, ele era deliciosamente cafajeste (rss)... Nem a sua secretária ‘Val’ resistia: Jesus, me abana!!! Não sei o que a Gloria Perez tinha em mente quando criou os personagens ‘Raj’, ‘Maya’, ‘Duda’ e ‘Bahuan’. Inicialmente, eu achava mesmo que o fim seria de Raj e Duda e Maya e Bahuan, mas isso só ela e seus colaboradores sabem, pq os papéis foram invertidos. Algumas coisas são indiscutíveis: Raj tinha química tanto com Maya, quanto com a Duda. Mas nós acompanhamos a construção do amor entre Raj e Maya, incrível, ne? Será que isso existe mesmo? Pra nós brasileiros é tão estranho um amor/paixão surgir com o tempo... Sei lá. Gente, o que era ‘Niraj’ filho de Maya? Coisa mais gostosa, até mesmo o tão correto ‘Opash’ se apaixonou por ele(rss). Aliás, o ‘ator neném’, por muitas vezes, interpretou melhor que Vera Fisher e Marcio Garcia, ne? ahaahha. Mas gente, cá entre nós, o que era o Tony Niraj, filho da Duda? O menino nada tinha a ver com os pais... Mas na escalação de elenco tbm existe erros, ne? Mas o erro foi tão nítido, que pouquíssimas vezes o menino apareceu, e ficou em segredo a real paternidade, além, de nem participar do final. É... novela é mesmo como um bom jogo de futebol... Tem lá suas surpresas e nem sempre quem brilha é a peça principal. E a novela foi mesmo de Lombardi e Juliana Paes. Ninguém pode desmerecer esses dois atores que se consagraram de vez. Juliana Paes deu show desde a primeira cena... Pq Tony Ramos, Laura Cardoso, Osmar Prado, Nívea Maria, Eliane Giardini, Lima Duarte, enfim... desses a gente já espera um grande espetáculo, mas quem esperava tanta emoção vir de Lombardi, na pele de Raj e Juliana Paes, como a Maya, não é mesmo? Mas Juliana Paes foi aplaudida e elogiada por todo elenco.

Como em toda novela de Gloria Perez, nessa também não poderia
faltar a tão conhecida ‘ponte aérea’ Índia/Rio - Rio/Índia... haahhaha. Quem não lembra da Marrocos/Rio - Rio/Marrocos? Mas como diz meu irmão Michel: se tudo fosse perfeito não seria novela, ne? É, eu aprendi a concordar com ele, mesmo ficando indignada com os erros de continuidade que todo trabalho insiste em ter. Lembram da cena do personagem ‘Abel’ jogando todas as roupas de ‘Norminha’ pela janela, ele suado, chorando demais e quando ele entrou, estava completamente seco... rsss! Coisas de continuidade, coisas de novela. Chanti embarcou para o Brasil sendo menor de idade, entrou sem autorização dos pais no Brasil e por acaso isso seria possível? Ahaha. ‘Gopal’ iria levar o pequeno Niraj para o Brasil sem passaporte, sem autorização dos pais, é isso mesmo? Haahaha. O neném falso de Surya nasceu, Camila já estava grávida de gêmeos e a Cissa Guimarães terminou a novela de barrigão na estudantina e o doador, pai do filho se quer teve um fim. A personagem ‘Deva’ era a melhor amiga de Maya, não ficou sabendo que Raj morreu, que todo o segredo da amiga foi descoberto... hahahaa. A atriz Mara Manzan tbm não teve um fim. Coisas de novela... Mas tudo bem... A novela foi isso aí... Um sucesso e mais uma vez o Brasil parou para assistir o final, ou é exagero meu? Ahhahaha

Parabéns a toda equipe de Caminho das Índias, sem exceção...
Aplausos para os atores consagrados, para os novatos, para os que surpreenderam e também a todo elenco mirim... Aplausos para a direção afinada de Marcos Schechtman... Aplausos para a autora e seus colaboradores. THE END!!!

Segunda, dia 14, começa outra, ops! Outro sucesso, desta vez pelas
mãos de Manoel Carlos que é sempre tão cotidiano em suas histórias e dessa vez traz uma surpresa: uma protagonista linda, mas negra... Já desejo muito sucesso a atriz Taís Araújo! Que venham mais emoções... Are Baba!!

Beijos a todos,

Meg
12/09/2009


Nenhum comentário: